,

RIS (Radiology Information System), o que é, como funciona?

RIS Radiology Information System

Índice

RIS, o que é? Com o passar dos anos, a incorporação de tecnologias em atividades profissionais vem crescendo significativamente.

A medida que essas tecnologias se desenvolvem, o uso delas nos trabalhos se torna não só um diferencial, mas uma necessidade.

E quando se fala em Medicina, a utilização desses meios tecnológicos é ainda maior. Não só nas rotinas administrativas como também nos âmbitos financeiros e na área dos negócios.

Veremos por aqui:

Tecnologia na saúde

A implantação de ferramentas inovadoras que realizam as rotinas elencadas aperfeiçoa o ambiente. Isso porque possibilita a execução mais ágil, eficaz, confiável e integrada com todos os departamentos tanto na clinica quanto no hospital.

Muitas vertentes da Medicina são beneficiadas com o uso de tecnologias potentes. Alavancando o workflow e otimizando as organizações da saúde. Uma delas é a Radiologia, com seus mecanismos diferenciados e dinamizados, que aperfeiçoam suas operações do início ao fim.

Dentro dessas características, uma ferramenta que tem mostrado grandes avanços nessa área é o RIS (Sistema de Informação de Radiologia ou “Radiology Information System”).

Não só como uma ferramenta que desenvolve ainda mais a técnica de diagnóstico por imagem, o RIS consegue construir um ambiente ainda mais forte na área da saúde. Pois agrega a área médica e de negócios em uma só plataforma.

O que é o RIS?

O RIS é um tipo de software que proporciona meios de gerenciamento de diagnóstico por imagem para centros clínicos especializados.

O programa armazena, resgata e propaga informações e noções sobre o trabalho de uma clínica radiológica ou hospital.

Um paciente que irá realizar um raio-X, por exemplo, terá apoio desde o agendamento do procedimento até o seu resultado laudado.

O seu caminho será rastreado proporcionando um melhor acompanhamento da equipe responsável, desta forma agilizando processos e evitando possíveis erros.

Todo o processo do RIS é automatizado e o sistema é construído por meio de links com o banco de imagens.

O RIS e suas funcionalidades

Com o RIS, toda a equipe técnica terá acesso as funcionalidades e poderá desenvolvê-las de acordo com suas necessidades. São algumas funcionalidades:

Agendamento e gerenciamento de horários

Num primeiro instante, o agendamento de exames e o gerenciamento de horários são as duas maiores funções do RIS. Ele não irá substituir o papel da recepção, mas fornecerá um auxílio indispensável no call-center e a na organização nos horários dos exames marcados.

Instruções técnicas

Além de realizar marcações simultâneas, o software também controla as instruções técnicas sobre o preparo do exame que serão passadas ao paciente na marcação do seu exame. Monitoramento sob convênio ou plano de saúde é outra funcionalidade do programa.  A Criação e controle de overbooking e até manter um cadastro ativo de pacientes de forma a evitar faltas.

Integração

Por ser um método automático, todos os controles, procedimentos e técnicas são integrados. Proporcionando outras estratégias à rotina médica.

Ações como benchmarking, geração de worklist para os aparelhos, impressão de etiquetas dos pacientes, emissão de relatórios e noções estatísticas são algumas dessas variedades.

Demais funcionalidades

É importante destacar que essas funções não servem somente para o paciente, mas também ao profissional que irá realizar o procedimento. Com o RIS (Radiology Information System), ele terá acesso de forma a construir um layout mais prático e simples com todos os dados do paciente. Tudo isso visando a realização de um procedimento correto e eficaz.

Já no próprio raio-X, por exemplo, o profissional obtém um sistema digital de gravação por voz e codificações para manuseio dos equipamentos. Com a execução mais fácil de laudos e prescrições, fornecendo assinaturas eletrônicas nesses documentos.

Ao término do exame, o próprio profissional poderá enviá-lo via internet, como mensagem por e-mail por exemplo.

Outras ações também estão incluídas no Sistema de Informação de Radiologia. Basta o centro clínico aperfeiçoá-lo de acordo com as particularidades e circunstâncias do local.

Vantagens do software

São inúmeras as vantagens do RIS, sendo algumas delas:

Fluxo de atividades

As informações são mais rápidas e reunidas numa única plataforma. Com soluções e recursos simples, a equipe médica não tem dificuldade em manter esses registros e nem sofre o risco de perdas ou extravios.

Integração

Outra vantagem é a integração, sendo fácil a associação do RIS com outros mecanismos tecnológicos do local. Ficando mais prático do gestor conferir todos os processos sem deixar escapar nada.

Fidedignidade

A fidedignidade tanto nos processos administrativos quanto na execução dos exames é ainda mais forte. O software evita que o profissional cometa erros, observando alterações indevidas com as soluções à sua disposição para resolvê-la.

Produtividade

Problemas de produtividade também são reduzidos. Todo o acompanhamento das tarefas e deveres é feito mais próximo dos profissionais. Recursos simples como busca por palavras-chave ou filtros darão detalhes mais certos à equipe, o que evita o cometimento de erros.

Observações Finais

Contudo, há ainda uma observação. Mesmo sendo um software que já ofereça ferramentas dinâmicas e fáceis de usar, modificar seu funcionamento exige conhecimento técnico.

Por isso, é bom que profissionais dessa área tenham acesso a cursos e treinamentos sobre como gerenciar esse tipo de software. Para que possam extrair todas as suas funcionalidades e usá-lo de acordo com as necessidades da clínica.

Com o atendimento personalizado, o paciente se sente mais seguro diante dos exames feitos e do acompanhamento médico. Dessa maneira, até a fidelização dele é mais certa.

De modo geral, o RIS oferece ainda muitas outras vantagens que serão sentidas mais de perto quando a clínica adota o programa.

Ter um controle firme nas mãos de serviços de saúde é algo que todo profissional dessa área deseja e o RIS oferece isso com toda a certeza.

Você gostou desse conteúdo sobre o RIS e sua função? Então, deixe um comentário aqui e compartilhe!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais