,

18 de outubro – Dia do Médico

Dia do Médico

Índice

O 18 de outubro é o Dia do Médico, uma homenagem a todos esses profissionais. O médico desempenha um papel vital em nossa sociedade como profissional responsável por promover a saúde das pessoas, incentivar uma vida saudável, prevenir, diagnosticar e tratar doenças, por isso nada mais justo do que dedicar um dia a ele.

No Brasil, o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos e protetor dos santos, é comemorado no mesmo dia.

A seleção de datas tem origem cristã e é comum em vários países, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, bem como o Brasil.

Comemorar o Dia do Médico é uma forma da sociedade reconhecer e celebrar o trabalho desses profissionais que buscam  minimizar o sofrimento dos pacientes.

Veja o que trataremos neste artigo:

A origem do Dia do Médico no Brasil

A escolha do dia 18 de outubro para comemorar o médico brasileiro tem origem no cristianismo. Nesse dia, a Igreja Católica celebra a festa de São Lucas, santo que foi médico em vida, sendo considerado pelos católicos o protetor dos médicos.

A instituição do Dia do Médico Brasileiro é atribuída a Eurico Branco Ribeiro, famoso médico paranaense. No entanto, não há informações exatas sobre quando essa data foi definida no país.

O idealizador do Dia do Médico Brasileiro nasceu em Guarapuava em 1902, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas em São Paulo. Além de médico, é escritor, filantropo e cristão devoto.

Assim, seu interesse pela vida de São Lucas o levou a estudar essa figura cristã, o que o levou a escrever vários livros sobre o santo.

O primeiro lançado em 1969. “Médico, Pintor e Santo” é um volume de quatro volumes com mais de 600 páginas. Nele, Ribeiro menciona que a Universidade de Pádua, na Itália, iniciou seu ano letivo em 18 de outubro de 1463, em homenagem a São Lucas, que foi proclamado patrono da “Escola de Filósofos e Médicos”

O médico paranaense também publicou outras duas obras sobre São Lucas: “O Livro que Lucas Não Escreveu” em 1969 e “Lucas, o Médico Escravo” em 1974. Suas pesquisas e publicações o tornaram considerado um dos maiores conhecedores de São Lucas em todo o mundo.

São Lucas e o Dia do Médico

São Lucas é o santo padroeiro dos médicos católicos e um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Cronologicamente, seu Evangelho é o terceiro, depois de Mateus e Marcos.

Embora Lucas não tenha vivido com o próprio Jesus, suas escrituras são baseadas naquelas pessoas que foram testemunhas da vida e da morte do Messias cristão.

Além de médico, acredita-se que São Lucas também foi pintor, historiador e músico. Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, mesma cidade de seu nascimento.

A Antioquia era uma cidade que hoje está localizada em um território sírio. Na época de Lucas, a cidade foi um dos centros mais importantes da civilização helênica na Ásia Menor.

O médico não era hebreu e sim gentio, denominação dada a todo aquele que não seguia a fé judaica, tendo posteriormente se convertido ao cristianismo.

Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte.

Na verdade, não há informações precisas sobre a vida de São Lucas, mas acredita-se que ele morreu aos 84 anos. Não se sabe com exatidão se a data 18 de outubro se refere ao seu nascimento ou à sua morte.

Mesmo sem provas escritas, para a igreja, há provas circunstanciais de que ele era médico, e as provas primárias podem ser encontradas na Bíblia.

A primeira está em uma carta aos Colossenses, quando São Paulo se refere a ele como “Lucas, querido médico”.

Lucas e Paulo teriam sido bons amigos. Documentos históricos também dizem que Lucas era um médico gentil e abnegado que se dedicava a atender seus pacientes.

Outra indicação de sua profissão é a terminologia que usa em seus escritos. Em algumas passagens, Lucas usa termos e palavras que mostram familiaridade com a linguagem médica da época.

Esta evidência tem sido objeto de um estudo comparativo crítico entre os textos de Marcos, Mateus e Lucas, e tem sido apontada pela Igreja Católica em relação a provar que São Lucas era de fato um médico.

O Dia do Médico pelo mundo

A escolha do dia 18 de outubro para o Dia do Médico e a escolha de São Lucas como padroeiro desses profissionais é comum em vários países cristãos, entre eles: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia, além do Brasil

Embora haja relatos de que a Inglaterra também está comemorando o dia 18 de outubro, ainda não foi oficialmente reconhecido no Reino Unido, pois uma petição no site do Parlamento do Reino Unido pediu uma data para celebrar esses profissionais e seu trabalho com junto a comunidade.

Mas vários países ao redor do mundo homenageiam seus médicos em datas diferentes. Os Estados Unidos comemoram o Dia do Médico em 30 de março. Visto que no ano de 1842 o Dr. Georgia Crawford W. Long administrou pela primeira vez a anestesia aos pacientes.

Registros mostram que os americanos comemoram o dia desde 1930, quando foi criado pela esposa de um médico da Geórgia, a Sra. Eudora Brown Almond.

A primeira celebração do Dia do Médico do país foi realizada pelas esposas de alguns médicos em Wind, Geórgia, nordeste da capital de Atlanta, Geórgia. No entanto, o dia não foi oficialmente proclamado até 1990, quando o então presidente George W. Bush aprovou uma lei.

No Canadá também é comemorado o Dia do Médico, mas no dia 1º de março, data que marca o nascimento da Dra. Emily Stowe, a primeira mulher a ser tornar médica no país. A data é oficial desde 2011.

O dia 1º de julho em homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, foi escolhido para comemorar o Dia dos Médicos na Índia, ele estudou na Faculdade de Medicina de Calcutá.

Ele também atuou como ministro-chefe de Bengala Ocidental por 14 anos – de 1948 até sua morte em 1962, aos 80 anos. Foi um médico respeitado que fundou cinco cidades: Bidhannagar, Durgapur, Kalyani, Habra e Ashokenagar, recebeundo a medalha civil mais alta do país. Nasceu e morreu em 1º de julho, por isso a data foi escolhida.

Vários países da América Latina, incluindo Argentina, Uruguai, Cuba e Paraguai, comemoram o Dia Internacional do Médico em 3 de dezembro para homenagear os médicos de origem cubana.

Carlos Finlay, responsável por comprovar a teoria de que a febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, salvou milhares de vidas no continente africano e promoveu pesquisas médicas na América Tropical.

A data foi estabelecida pelo Pan American Medical Congress, em 1933, em Dallas, nos Estados Unidos. O evento coincidiu com o centenário do nascimento do médico (03 de dezembro de 1833).

Desde 10 de março de 1955, a Venezuela celebra o Dia del Médico Venezolano, aniversário de José María Vargas, não apenas médico, mas também presidente da República, inovador da medicina do país e primeiro reitor da Universidade Central da Venezuela.

O México celebra o Dia del Médico em 23 de outubro. Esta data foi escolhida para celebrar a criação em 1833 do Establecimiento de Ciencias Medicas, uma instituição de ensino superior responsável pelo desenvolvimento da medicina nacional.

Podemos ver que o Dia do Médico é comemorado em todo o mundo, geralmente como um dia para comemorar o avanço da medicina ou para homenagear figuras de destaque na área, reconhecendo a importância global da profissão para o coletivo.

Importância do Dia do Médico

A comemoração do Dia do Médico demonstra o respeito e reconhecimento da sociedade pelo trabalho desse profissional.

Este é um dia simbólico de agradecimento a cada médico. Além da enorme responsabilidade que esta profissão exige, no Brasil, diariamente vivenciamos vários médicos enfrentando dificuldades, como a falta de recursos e estruturas.

O Dia do Médico não é apenas um reconhecimento da importância deste profissional, mas também um dia para clamar por mais mais investimento na saúde e boas condições de trabalho.

Gostou de saber sobre o Dia do Médico? Quer conferir outras informações da área médica? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum post!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais