O que você precisa saber sobre RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar

RCP Reanimação Cardiorrespiratória

Índice

A reanimação cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de medidas de emergência para resgatar pacientes que apresentam insuficiência cardiovascular e/ou respiratória.

A condição é grave porque, sem oxigênio, as células cerebrais morrem em 10 minutos e os danos irreversíveis começam após a parada cardiorrespiratória.

Para evitar o pior, a RCP deve rapidamente ser iniciada. A RCP, também conhecida como Reanimação Cardiorrespiratória, combina técnicas que agregam compressões torácicas para bombear o coração e melhorar o fluxo sanguíneo, fornecendo oxigênio ao cérebro até que o atendimento médico esteja disponível.

O que acha deste assunto? Então, saiba mais sobre esse importante protocolo de primeiros socorros. O seu aprendizado pode ajudar a salvar vidas!

Quais são as causas da parada cardiorrespiratória?

As causas da parada cardiorrespiratória são multifatoriais e podem ser causadas por asfixia, envenenamento, trauma, eletrocussão, afogamento, choque, asfixia e uma variedade de doenças, incluindo doença cardiopulmonar.

O que acontece com a pessoa que sofre a parada?

A parada cardiorrespiratória se manifesta como a perda de consciência, ausência de movimentos respiratórios, ausência de pulso, dilatação das pupilas e ausência de resposta à luz. Também são manifestações a roxidão na pele, lóbulos das orelhas, língua e base das unhas. Uma vez constatadas deve se iniciar a imediatamente a RCP.

O que fazer antes da RCP – reanimação cardiopulmonar?

Primeiro, verifique o estado de consciência da pessoa perguntando em voz alta se você pode ajudar. Não faça muitas perguntas neste momento.

Mas certifique-se de que a vítima está respirando e tem pulso. Caso contrário, inicie o protocolo de RCP imediatamente para restaurar a respiração e a frequência cardíaca.

Como realizar a RCP?

Deite a vítima com a barriga para cima sobre uma superfície dura. Verifique se as vias aéreas não estão obstruídas e depois realize duas insuflações de ar boca a boca.

Coloque as mãos no centro do peito do sujeito, mantendo os braços retos e os dedos cruzados. Feito isso, comprima o tórax da vítima com o peso do seu corpo, sempre de forma rápida e profunda. Você deve realizar 80 a 100 compressões por minuto.

Não interrompa o movimento mesmo durante a eventual transferência da vítima. Aliás, vale ressaltar que nas crianças a compressão tem que ser feita com a ponta dos dedos, e nos adolescentes só com uma mão.

Como fazer ressuscitação cardiopulmonar com desfibrilador?

Com um DEA – Desfibrilador Externo Automático, a RCP pode ser mais rápida, fácil e eficaz.

O dispositivo é portátil, possui mensagens de texto e voz e fornece comandos claros e seguros para os socorristas agirem. A interface é intuitiva e simples.

Basta colocar o eletrodo adesivo no paciente, pressionar o botão central e seguir as instruções do próprio aparelho. Fácil, não é? E ainda existem equipamentos no mercado que possuem a tecnologia de feedback de RCP, possibilitando a obtenção da avaliação e orientação de RCP em tempo real.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais