Oxímetro de Pulso (SpO2) – Saturação de oxigênio

Saturação de Oxigênio Spo2

Índice

SpO2 significa saturação de oxigênio capilar periférico, uma estimativa da quantidade de oxigênio no sangue. Mais especificamente, é a porcentagem de hemoglobina oxigenada (oxigênio contendo hemoglobina) em comparação com a quantidade total de hemoglobina no sangue (hemoglobina oxigenada e não oxigenada).

SpO2 é uma estimativa da saturação arterial de oxigênio, ou SaO2, que se refere à quantidade de hemoglobina oxigenada no sangue.

A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio no sangue. Encontra-se dentro dos glóbulos vermelhos e dá-lhes a cor vermelha.

Níveis muito baixos de SpO2 podem resultar em sintomas muito graves. Esta condição é conhecida como hipoxemia. Existe um efeito visível na pele, conhecido como cianose devido ao matiz azul (ciano) que assume.

A hipoxemia (baixos níveis de oxigênio no sangue) pode se transformar em hipoxia (baixos níveis de oxigênio no tecido). Essa progressão e a diferença entre as duas condições é importante para entender.

Há muitas maneiras pelas quais o sangue pode ser testado para garantir que ele contém níveis normais de oxigênio. A maneira mais comum é usar um oxímetro de pulso para medir os níveis de SpO2 no sangue.

Existem outros métodos de medição que iremos abordar:

Oximetria de pulso

O SpO2 pode ser medido por oximetria de pulso, um método indireto e não invasivo (o que significa que não envolve a introdução de instrumentos no corpo). Funciona ao emitir e, em seguida, absorvendo uma onda de luz passando por vasos sanguíneos (ou capilares) na ponta do dedo. Uma variação da onda de luz que passa pelo dedo dará o valor da medição de SpO2 porque o grau de saturação de oxigênio causa variações na cor do sangue.

Esse valor é representado por uma porcentagem. Se o oxímetro de pulso está medindo 98%, isso significa que cada glóbulo vermelho é constituído por 98% de oxigenação e 2% de hemoglobina não oxigenada. Os valores normais de SpO2 variam entre 95 e 100% .

A boa oxigenação do sangue é necessária para fornecer energia que seus músculos precisam para funcionar, o que aumenta durante uma atividade esportiva. Se o seu valor de SpO2 for inferior a 95%, isso pode ser um sinal de perda de oxigenação no sangue, também chamada de hipoxia.

Capnógrafo

Instrumento de acompanhamento da taxa de respiração. Mede o teor de dióxido de carbono no ar inspirado e expirado. Também usa luzes infravermelhas para medir a quantidade de luz absorvida pelas moléculas de dióxido de carbono durante a respiração. Detecta alterações nas concentrações de dióxido de carbono nos pacientes.

A medição precisa da saturação de oxigênio é de extrema importância. Por estar ligado diretamente e principalmente a condução do tratamento do paciente e secundariamente aos custos diretos do hospital.

Análise do gás sanguíneo arterial (ABG)

Trata-se de um exame de sangue utilizando amostras extraídas de uma artéria. O teste determina o pH do sangue, a pressão parcial de dióxido de carbono e oxigênio e o nível de bicarbonato.

Muitos analisadores de gases sanguíneos também informarão as concentrações de lactato, hemoglobina, vários eletrólitos, oxi-hemoglobina, carboxihemoglobina e metahemoglobina. A análise do gás sanguíneo arterial determina os níveis de troca de gás no sangue relacionados à função pulmonar.

Sintomas devido a níveis baixos de oxigênio

Sintomas de hipoxemia

Existem vários sintomas comuns de hipoxemia. O número e gravidade desses sintomas dependem de quão baixos os níveis de SpO2 são.

A hipoxemia moderada resulta em fadiga, sensibilidade, dormência e formigamento das extremidades e náuseas. Além disso, a hipoxemia geralmente se torna hipoxia.

Sintomas da hipoxia

Os níveis normais de oxigênio são vitais para manter a saúde de todos os tecidos no organismo. Como mencionado anteriormente, a hipoxemia é baixa saturação de oxigênio no sangue. A hipoxemia está diretamente relacionada à hipoxia, que é baixa saturação de oxigênio no tecido do corpo.

A hipoxemia geralmente causa hipoxia, se os níveis de oxigênio são bastante baixos e permanecem assim. A cianose é um bom indicador de hipoxemia tornando-se hipoxia. No entanto, não é perfeitamente confiável. Por exemplo, alguém com uma aparência mais escura não irá apresentar cianose óbvia.

A cianose também muitas vezes não consegue aumentar a visibilidade à medida que a hipoxia se torna mais grave. Outros sintomas de hipoxia, no entanto, tornam-se mais graves.

A hipoxia grave causa contrações, desorientação, alucinações, palidez, batimentos cardíacos irregulares e, eventualmente, morte. A hipoxia geralmente tem um efeito de bola de neve, na medida em que, uma vez iniciado o processo, acelera e a condição rapidamente se torna mais severa. Uma boa regra geral é obter ajuda assim que sua pele começa a tomar um tom azul.

Melhorar os Níveis de Oxigênio no Sangue

1. Exercício. O corpo tem que trabalhar para manter os níveis de SpO2 durante o exercício, que ao longo do tempo pode aumentar os níveis de SpO2 quando não se exercita. Uma hora de exercício aeróbio, como caminhada, corrida, natação ou dança, pelo menos três vezes por semana, pode melhorar significativamente os níveis de SpO2 .

2. Ar fresco. Aumente a quantidade de oxigênio que você respira. Faça exercícios fora, abra janelas e aumente as plantas vivas em sua casa e escritório para melhorar sua ingestão de oxigênio.

3. Dieta. Alimentos ricos em clorofila , como frutas crus, vegetais verdes, sementes e nozes, atraem mais oxigênio no sangue e melhoram os níveis de SpO2 ao longo do tempo.

4. Respiração profunda. Pratique a respiração profunda por alguns minutos por dia para corrigir a deficiência de oxigênio . Preencha os pulmões para a capacidade total, expandindo o tórax e o abdômen.

Saiba mais a respeito de oximetria acesse o link para visualizar.

Você sabe o que é o protocolo ABCDE? Acesse o link e confira.

Fontes:

Saturação de oxigênio

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais